O Grajaú

Distrito mais populoso de São Paulo, estima-se que hoje vivam cerca de 500 mil pessoas no Grajaú. Localizado no extremo sul da metrópole, fica a aproximadamente 26 km do marco zero da cidade, na Sé. Além disso, é o 3º maior distrito de São Paulo, com uma área de 92 km². Cercado por águas, concentra em seu território uma das maiores represas em área urbana do mundo: a Billings, que apresenta uma área de bacia hidrográfica de cerca de 475 km².

 

Porém, além dos números, o Grajaú é o lar de diversos movimentos sociais e artísticos. Na região há incontáveis grupos de dança, teatro, saraus e coletivos. Nomes famosos no cenário nacional, como Criolo, Rael, Gê de Lima (As Bahias e a Cozinha Mineira), nasceram no distrito.

 

"O Grajaú por si só é uma poesia”

- Rafael Xavier, Pagode da 27

 

O Grajaú começou seu processo de urbanização devido ao polo industrial de Santo Amaro e viu a expansão territorial crescer de forma desenfreada nas últimas décadas, o que não veio junto de políticas públicas para apoiar essa mudança, fazendo com que o local apresente uma  das menores taxas de desenvolvimento humano da cidade.

 

O Giro da Periferia conta a história de 5 empreendedores da região. Mas para te deixar por dentro do Grajaú,  fizemos também um rolê pelo distrito, buscando entender seus contrastes e sua história. Saca só:

Fique por dentro

© 2018 por O Giro da Periferia

  • youtube
  • insta
  • facebook